Turismo de Base Comunitária em Alter do Chão - Pará
Este tipo de turismo promove o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, num conceito que busca gerar renda às iniciativas locais, valorizando as tradições e o ambiente em que essas populações vivem.
Imagem: Vila de Alter Pousada Boutique
O visitante que busca este tipo de destino, quer algo fora do convencional e uma interação com a comunidade local. A Destino Experiência, promove este tipo de turismo para que mais viajantes possam contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável.
Muito diferente daquele turismo convencional em que grandes empreendimentos se instalam em regiões de praia e natureza, o Turismo de Base Comunitária é um processo bem planejado de conscientizar e preparar a comunidade local para receber os turistas.
Neste processo, os próprios moradores desenvolvem as hospedagens, restaurantes, passeios, destacando um turismo enraizado nos hábitos locais, não sendo algo trazido de fora, gerando um movimento econômico regional que traz renda a todas as comunidades envolvidas.
Imagem: Parceiros Locais
Um exemplo de Turismo de Base Comunitária é Alter do Chão, localizado no Pará, às margens do Rio Tapajós, que se destaca por suas águas cristalinas, de coloração verde azulada e praias de areias brancas. O acesso é por Santarém (há vôos frequentes de São Paulo e Rio de Janeiro).
Photo by Nathalia Segato on Unsplash
Imagem: Vila de Alter Pousada Boutique
Um dos passeios oferecidos em Alter do Chão é o da Floresta Nacional de Tapajós, que é uma Unidade de Conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes, que busca através de pesquisas científicas, métodos para o uso de exploração sustentável das florestas nativas.
Imagem: Vila de Alter Pousada Boutique
Imagem: Vila de Alter Pousada Boutique
Dentro deste projeto de manejo sustentável, está a produção do couro ecológico desenvolvido a partir do látex, outras riquezas naturais também foram produzidas como: biojóias, móveis artesanais, comercialização de frutas in natura (açaí), produção de polpas e licores, produção de farinha, mel, criação de peixes. (ICMBIO)
Bolsas em couro ecológico - produzidas na Comunidade Jamaraquá
A Floresta Nacional do Tapajós abriga 22 comunidades, sendo que a Comunidade Jamaraquá se destaca pelo projeto de ecoturismo comunitário na região, algumas pessoas já são referência, e recebem sempre sorridentes, os turistas com pratos deliciosos e típicos da região. Também agendam todos os passeios, reunindo os barqueiros e guias locais.
Os moradores são preparados para levar os visitantes nos diversos passeios, as artesãs possuem uma loja de venda de artesanato feitos com a semente do látex e o couro ecológico.
Há 3 aldeias indígenas da etnia Munduruku
nas comunidades, destacando também o turismo étnico/indígena.
Imagem: Vila de Alter Pousada Boutique
Imagem: Parceiros Locais
As belezas naturais complementam o turismo sustentável, dentro da Floresta Nacional do Tapajós, encontram-se 160 quilômetros de praias e diversas paisagens de lagos, rios, alagados, morros, florestas, etc. As belas praias do Rio Tapajós, as grandes árvores Sumaúma, e a presença da população local e indígena, deslumbram o visitante em todos os aspectos.
Photo by Cassiano Psomas on Unsplash
O roteiro para Alter do Chão é uma dessas opções de Turismo de Base Comunitária imperdível de visitar!
Divulgação roteiro Alter do Chão: Destino Experiência
Clique abaixo e conheça mais sobre o roteiro:
contato@destinoexperiencia.com.br
Siga a Destino Experiência no Instagram e Facebook:
Comentários
Postar um comentário